terça-feira, 14 de novembro de 2017

4 semanas - primeira consulta

Depois de um percurso como este, não ficamos sossegadas só com testes positivos.
Os valores estavam bons e duplicavam a cada 48 horas, o que indicava um bom prognóstico. Ainda assim, não estava calma. Parecia que era constantemente assombrada pelo passado e tinha a sensação de que algo de mal podia acontecer. Tinha medo de me desiludir.
Se estava mesmo grávida porque é que eu não sentia nada? Nem um ligeiro enjoo matinal!

Consegui marcar consulta na obstetra (adoro esta palavra!) para as 4 semanas e 5 dias. Sim, eu sei que é demasiado cedo mas mesmo assim eu quis marcar.
A Dra. F acedeu a minha ficha, visto que já tinha feito análises e consultas de pré-conceção naquele hospital. Viu que era imune à toxoplasmose e à rubéola mas não era imune ao citomegalovirus. Deu algumas recomendações sobre alimentação e outros cuidados e questionou sobre a medicação que estava a tomar.

Progeffik de 8 em 8 horas
Estrofem de 12 em 12 horas
Cartia 1 x por dia

Finalmente fomos espreitar o que se estava a passar no útero.
"Ora cá está o saquinho... por acaso até tem dois saquinhos", disse a Dra. F.
Dois?? 😍 Olhei logo para o marido que sempre disse que adorava ter gémeos!
"O tamanho está compatível com o tempo de gestação, os contornos são regulares... parece estar tudo bem para já. Mas temos que ter calma. Temos que aguardar para ver se evoluem os dois. É muito comum haver 2 sacos gestacionais e depois só um deles evoluir."
No final deu-nos os parabéns e marcou nova consulta para daí a duas semanas.

Saímos da consulta radiantes! Dois saquinhos! Estava tudo bem!


Isso até eu ver na impressão da eco que um saquinho era claramente maior que outro. Pior! Comecei a ver medidas de sacos gestacionais pela internet e comecei a ficar muito insegura. E ía ter que aguentar duas semanas para ter novidades.

1 comentário:

  1. Olá... Estive a ver a tua história e deixa-me que te diga que eu também tinha dois sacos, neste momento estou de 34 semanas de uma miúda saudável (ao terceiro tratamento de IIU, não precisei de FIV), houve alguns percalços (ainda os há) e ficamos sempre com o coração nas mãos, mas tenta (que sei que não é fácil) ter calma, percebe que não há nada que possas fazer e tenta levar uma vida normal...
    Estou mesmo muito contente por teres tido um positivo, por haver saco embrionário, isso das medidas é muito relativo, nesta altura tudo é muito pequeno, a hipótese de erro de medição é enorme, há quem meça mais para fora ou mais para dentro o que torna a coisa menos exacta! Acredita que podes ter dois embriões completamente viáveis...
    Quanto à questão da endometriose, é triste haver tanta ignorância por parte dos médicos e por vezes nós nos deixarmos levar nas "cantigas" do não é nada, ainda bem que não desististe e que deu frutos e espero que este seja o início de uma fase fantástica da tua/vossa vida!

    ResponderEliminar