sábado, 9 de julho de 2016

3ª FIV: terceira monitorização

Nem sei por onde começar...
Hoje fiz a terceira ecografia de monitorização dos folículos e os sacanas continuam a crescer ao seu ritmo lento e com muita assimetria. Além disso, continuam a surgir novos e pequenos folículos que não servem para nada a não ser para atrapalhar. "Aqui nascem folículos como cogumelos!", disse o Dr. J. Contaram-se 17 folículos, o menor com 7mm ou 8mm (acho eu), e o maior com 21mm. Ainda haviam mais mas como eram muito pequenos, o Dr. nem achou relevante apontar. Com esta assimetria toda, apenas uma meia dúzia estão de bom tamanho. E nem com essa meia dúzia, sabemos se podemos contar, pois a julgar pelas punções das FIVs anteriores, parte dos folículos supostamente maduros não libertam os ovócitos na punção.
"Afff... mas porque é que tem que ser tudo tão complicado comigo?", suspirei em desabafo. E o marido respondeu de imediato "Então, se fosse fácil fazia eu. Não precisavamos do médico." Com esta resposta o Dr. J. soltou uma gargalhada "Hahahahaha! É verdade! Mas até o médico dispensava esta dificuldade. Era melhor que fosse mais simples mas como não é, temos que ir tentando protocolos alternativos."
Sendo assim, o Dr. achou melhor fazer mais um dia de estimulação para ver se conseguia ir buscar mais alguma coisita e marcou a punção para segunda-feira, dia 11.
Numa tentativa de recrutar todos os ovócitos maduros, disse que iriamos fazer um duplo trigger desta vez. Duplo trigger? Uau, que nome fixe! Mas o que é isto? É nada mais, nada menos do que usar dois medicamentos diferentes para desencadear a ovulação. Normalmente usa-se para trigger final o Pregnyl, o Ovitrelle ou o Decapeptyl. Neste caso, usariamos o Ovitrelle 37 horas antes da punção e o Decapeptyl 0.1 x2 36 horas antes da punção. Ou seja, às 19h30 de Sábado teria que administrar o Ovitrelle e ás 20h30 administrar o Decapeptyl 0.1 (2 ampolas de pó para 1 de líquido). Hoje, teria que fazer mais 2 ampolas de Pergoveris e o Orgalutran.
Como habitual, teria que fazer análises ao estradiol e à progesterona, e se estivesse tudo OK mantinha-se tudo conforme o combinado. Caso, as análises estivessem com valores alterados, o Dr. ligar-me-ia durante a tarde a alterar os planos. "Mas não me parece. Em princípio vai estar tudo bem", disse o Dr.
Ótimo! Um duplo trigger vai fazer com que os ovócitos não se armem em pegajosos. Desta vez deve resultar. Tem que resultar!

Esperem. Não termina por aqui.

Por volta das 17h o Dr. J. ligou.
"Mia, é pá... o seu estradiol está mais elevado do que seria suposto. Está em risco de hiperestimulação. Ai esses ovários..."
O quê? Mas como assim? Como é que com tão poucos folículos maduros tenho o estradiol tão elevado??
Ouvi atentamente as alterações do plano e tentei parecer calma. Desliguei a chamada e fiquei uns minutos meio apática. Depois disse meia dúzia de caralhadas e dei um murro na mesa! Que ódio! Que nervos! Porque é que este corpo é assim? Porque é que comigo nada funciona? Porque é que comigo corre sempre tudo mal? Porquê? PORQUÊ?? PORQUÊ??? AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! Odeio-vos hormonas estúpidas! Odeio-te endometriose! 😠


Posto isto, já não vou poder fazer o duplo trigger. Terei que eliminar o ovitrelle pelo risco de SHO - Síndrome de Hiperestimulação Ovárica. Farei apenas o Decapeptyl 36 horas antes da punção. Isto praticamente elimina o risco de SHO mas prejudica muito a fase lútea, ou seja, diminui muito as hipóteses de implantação do embrião (caso haja). No dia da punção veremos como estão os ovários e aí decidimos se podemos fazer uma dose de pregnyl ou ovitrelle para manutenção da fase lútea, de modo a não prejudicar uma possível implantação. Estava com esperança de não ficar com os ovócitos retidos com o duplo trigger e afinal... foi tudo por água abaixo.
Só me apetece gritar asneiras e palavras feias! 😠

Atualização do protocolo:
29/06 Pergoveris 150 UI/75 UI
30/06 Pergoveris 150 UI/75 UI
01/07 Pergoveris 150 UI/75 UI
02/07 Pergoveris 150 UI/75 UI + Ovaleap 100 UI (Eco)
03/07 Pergoveris 150 UI/75 UI + Ovaleap 100 UI + Orgalutran 0.25mg
04/07 Pergoveris 150 UI/75 UI + Ovaleap 100 UI + Orgalutran 0.25mg
05/07 Pergoveris 300 UI/150 UI + Orgalutran 0.25mg (Eco)
06/07 Pergoveris 300 UI/150 UI + Orgalutran 0.25mg
07/07 Pergoveris 300 UI/150 UI + Orgalutran 0.25mg
08/07 Pergoveris 300 UI/150 UI + Orgalutran 0.25mg (Eco)
09/07 Decapeptyl 0.1 (x2)
10/07 "Folga"
11/07 Punção.


5 comentários:

  1. Calma Mia... Por enquanto nada está perdido. É só mais uma dificuldade que irás ultrapassar :)

    ResponderEliminar
  2. É como te disse, é muita adversidade para uma pessoa só. Só nos resta esperar até segunda-feira e esperar que tanta adversidade e tanto contratempo, tanto sofrimento, tenha o "propósito" de um desfecho muito muito positivo.
    Eu acredito!
    Força
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Já sabes o quanto torço por ti minha querida Mia. Aproveita hoje durante o jogo de Portugal gritar todas as asneiras que conseguires, para o bem ou para o mal!!!

    No meio de tanta adversidade ainda consegues escrever de forma a nós fazeres rir! Impressionante ... E o teu marido também é um gozão ahah deve ser uma alegria em casa :D

    És uma verdadeira guerreira Mia, os vencedores não desistem.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Obrigada a todas pelo carinho.
    Realmente, quando menos se espera as coisas correm bem e te,os boas surpresas!
    Beijinhos a todas as lutadoras ****

    ResponderEliminar