quarta-feira, 13 de julho de 2016

3ª FIV: Punção

Antes de mais, SOMOS CAMPEÕES DA EUROPA!!!!!
Obrigada Seleção! Obrigada por esta forte emoção!
OBRIGADA! 😃😃😃
Foi Lindo! 💚💛❤



Bem, agora a punção.
Segunda-feira, dia 11 chegamos à clínica por volta das 8h10.
Como já é habitual, mandaram-me entrar para uma sala e preparar-me. Estava nervosa, angustiada, com medo! O simpático enfermeiro que me acompanhou perguntou no seu sotaque brasileiro "Tá nervosa? Ah não pode, não. Portugal ganhou!" Hehe 😄
Já com a bata sexy vestida fui para a sala da punção. O anestesista e o enfermeiro brasileiro faziam-me perguntas, riam e diziam piadas para me descontrair. Entrou o Dr. JB para fazer a punção super sorridente e cumprimentou-me com um forte aperto de mão. Administraram a anestesia e comecei a sentir o meu corpo dormente (já vos disse que adoro a sensação de ser anestesiada/sedada?) até que me apaguei.
Acordei ainda na sala da punção enquanto me mudavam para outra marquesa e juro que senti que estava a fazer xixi!
"Já está. Correu tudo bem!", disse uma voz simpática.
"Eu fiz xixi?", perguntei.
"Não. Está tudo bem, não se preocupe.", responderam.
"Mas eu fiz xixi!", insisti. Voltaram a responder que não e que estava tudo bem.
Não me perguntem porquê mas eu pensei mesmo que tinha urinado na punção! Mas realmente quando despertei melhor percebi que estava tudo sequinho. Não sei o que é que me deu! Eles devem ter pensado "a rapariga está mesmo pedrada!" Gente... que vergonha! 😳

Já na salinha "normal", o marido estava ansioso por saber quantos ovócitos tivemos. Eu até tinha medo de saber. Entrou o biólogo e informou que tivemos 10 ovócitos! 10??? Sim 10! Uau! Depois de um ciclo quase cancelado, com tanta assimetria no tamanho dos folículos e depois de cancelar o duplo trigger com decapeptyl e ovitrelle por risco de hiperestimulação, consegui 10 ovócitos! Eu nem queria acreditar! Com aquilo é que eu não contava. Foi o ciclo que correu pior a nível de estimulação e no final acontece isto. Bem diz o marido que os meus ovários são como a Seleção Nacional. Sofrer até à última! Avançam devagar, com risco de ficar pelo caminho mas com muitas dificuldades conseguem chegar à final. Sabemos que a fase final pode ser difícil e ficamos muito nervosos. Para piorar, o Cristiano Ronaldo lesiona-se no início do jogo e sai de campo, tal como o valor do estradiol que disparou e tivemos que dispensar o ovitrelle, ou seja, mudança de planos à última hora. Se até então tinha sido tão difícil, com este acontecimento inesperado tudo parecia estar perdido. Mas tal como o Éder, que ninguém dava nada por ele, entrou e marcou golo, o decapeptyl entrou em ação e fez o que lhe competia de uma maneira exemplar!
O Dr. J. disse com um ar aliviado "Fogo Mia! Desta vez foi melhor! Mas atenção que ainda falta saber quantos estão maduros." Pois... faltava essa parte. Decidi não me entusiasmar muito com o número até saber quantos maduros tinhamos.

Posto isto, o biólogo pediu ao marido para fazer a colheita e perguntou se não se importava de fazer ali mesmo, uma vez que a sala para o efeito estava ocupada por causa dos senhores que iam fazer espermograma. O marido respondeu que não, até preferia, pois sente-se mais à vontade ali. Então o biólogo informou que iria colocar um cartão vermelho de tamanho A4 no lado exterior da porta para ninguém incomodar. Quando o marido terminasse, deveria virar o cartão do lado verde, indicando que tinha terminado e que já poderiam entrar para recolher o material.
Acho interessante, ali na clínica deixam estar os bichinhos nos tintins do marido até à última. Só depois de constatar que há ovócitos viáveis é que pedem para fazer a recolha. No CHAA não era nada assim. Pediram logo ao marido para fazer a serviço e só 1 hora depois é que fiz a punção.
Adiante. Com o cartão vermelho na porta ninguém entraria e estavamos à vontade. O marido perguntou "hmmm... não queres dar uma ajudinha?"
"Como?", perguntei. "Eu estou pedrada e não posso sair da marquesa."
"Mostra aí a Miazinha" 😁
Colheita pronta, com o frasquinho no wc à espera que o biólogo o fosse buscar.
O marido sentou-se relaxado no sofá e ficámos a conversar. Pelos corredores ouvia-se conversas animadas sobre o jogo que nos deu a taça. Médicos, biólogos e enfermeiros comentavam sobre jogadas e jogadores.
Entretanto, o Dr. J. abriu a porta para informar que o enfermeiro iria dar-me uma pica com um bocadinho de pregnyl para ajudar na fase lútea, uma vez que o decapeptyl prejudica essa fase.
Assim que ele saiu, perguntei ao marido "tu viraste o cartão para o lado verde??"
"Não", respondeu com ar sério. "Esqueci-me!" E ficamos os dois sérios a olhar um para o outro com os olhos arregalados. "Mas... o Dr. J...", comecei. O marido levantou-se e foi logo virar o cartão. Assim que abriu a porta, viu a D. M. do lado de fora e explicou que já tinha feito a colheita mas que se tinha esquecido de virar o cartão.
"Aiiii meu Deus!!! E o Dr. J. entrou aqui com o cartão vermelho na porta!!!", disse a D. M. aflita. "Sempre a mesma coisa! Distraídos!!! Estes médicos põem-me os cabelos em pé!!! Eu quando os vejo pelos corredores, olhe, até me arrepio!!! 😂 O marido tranquilizou-a, explicando novamente que por acaso já tinha terminado o serviço mas ela continuou "Mas podia não ter terminado!!! Já viu??? Aiiiii meu Deus!" Risota total! 😂
Gente, estão a imaginar se o Dr. J. entrava na hora a H? É melhor nem imaginar! 😐

O biólogo lá levou a amostra e pouco tempo depois informou que estava de acordo com os anteriores, ou seja, os bichos estavam bons como sempre. Ainda assim, iriamos fazer ICSI, devido ao historial: embriões triploides (com 3 pró-núcleos por fecundação por 2 espermatozóides no mesmo óvulo) e muito baixa taxa de fecundação normal.
O Dr. C. foi falar connosco e deu-nos as indicações finais. Percebeu alguma preocupação nossa devido aos resultados anteriores e disse para estarmos descansados porque nem sempre corre mal. "Por exemplo, ontem correu bem!"
Verdade! Apesar de tudo, Portugal ganhou!

Deram-nos alta e informaram que no dia seguinte dariam novidades sobre a quantidade de ovócitos maduros e a quantidade de ovócitos fecundados.

Ía começar o tormento dos telefonemas 😓

Atualização do protocolo:
29/06 Pergoveris 150 UI/75 UI
30/06 Pergoveris 150 UI/75 UI
01/07 Pergoveris 150 UI/75 UI
02/07 Pergoveris 150 UI/75 UI + Ovaleap 100 UI (Eco)
03/07 Pergoveris 150 UI/75 UI + Ovaleap 100 UI + Orgalutran 0.25mg
04/07 Pergoveris 150 UI/75 UI + Ovaleap 100 UI + Orgalutran 0.25mg
05/07 Pergoveris 300 UI/150 UI + Orgalutran 0.25mg (Eco)
06/07 Pergoveris 300 UI/150 UI + Orgalutran 0.25mg
07/07 Pergoveris 300 UI/150 UI + Orgalutran 0.25mg
08/08 Pergoveris 300 UI/150 UI + Orgalutran 0.25mg (Eco)
09/07 Decapeptyl 0.1 (x2)
10/07 "Folga"
11/07 Punção. Pregnyl (?) UI. Progeffik de 8 em 8 horas + Estrofem de 12 em 12 horas.

19 comentários:

  1. Mia são óptimas notícias!!! 10 ovocitos :)
    Agora é esperar. Fizeste o teu trabalho...
    Vai correr bem!! Pensa positivo :)
    Daqui a uns dias podes estar nas tuas 2ww.
    Como te sentes?
    Um beijinho grande e da noticias*

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Sim, desta vez a punção correu bem melhor do que se esperava!
    Só espero que os embriões se aguentem bem. Vamos ver...
    Tenho estado com a barriga muito inchada com algum incómodo e retenção de líquidos. Espero que passe rapidamente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Opah, o que eu já me ri lololol, nem quero imaginar se o dr tivesse entrado eheheh
    Que boas notícias Mia, eu sempre tive cá o meu feeling que tinhas aí qualidade neste ciclo, nada de coisas vazias, tudo maduro e impec :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah nem me fales Dream. Céus!
      Bem dizias tu às vezes saimos só para jantar com uns amigos e acabavamos por ter uma noite espetacular! E é verdade, isso aconteceu-me muitas vezes, quando menos contava!
      Lembrei-me muito das tuas palavras nos últimos dias :D

      Eliminar
  4. "Mostra aí a Miazinha" !!!!!!! AHAHAHAAH ganda gargalhada que eu soltei :D

    Mia dedico-te esta canção do grande Rei da Pop Açoriana, Sandro G ... "Galinha" https://youtu.be/CMCaz1b7A4s

    Eheh :) fui eu que dei essa analogia da noite!! E é mesmo assim meninas :) neste mundo da fertilidade nunca podemos dar nada como garantido. Tudo pode acontecer!!

    Beijinho e estou aqui a torcer pelos teus meninos e meninas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahaha! Que máximo! Sou uma galinha!

      Ah foste tu! Desculpa, aquilo confunde-me porque não aparecem os nomes e vossa imagem é igual. Mas olha que realmente lembrei-me muito dessas palavras!

      Eliminar
    2. Pois foi, foi a Mikas a Mikas é que é uma ramboieira 😀😀😀😀!!

      Eliminar
    3. Eheh!!! Já fui já fui :) era uma festa a minha vida!!! Mas cansei-me :) a idade já pesa ... Ahahah com tudo o que se tem passado, desde o ano passado que não vou dar um pezinho de dança. Também merecemos às vezes não é?
      Olha acho que vou É ficar alcoolizada com aquele xarope de aloe vera LOL

      Eliminar
    4. Mikas então aproveita para apanhar uma bebedeira com o xarope! :D

      Eliminar
  5. Ena, que isto de evaporar das redes durante uns tempos torna-se em seguida uma avalanche de notícias (boas) em catadupa!

    A classificação da qualidade dos embriões em teoria é boa, na prática pode valer zero. Há tantas variáveis que influenciam o sucesso e pouco controlo temos da situação... Viste que transferi dois top models 8A e rien de rien.

    Progrediste no que toca ao resultado da punção e fecundação. A máquina afinal não é tão inflexível, o que é excelente. Custa passar por sucessivos dissabores, a natureza não quis que fôssemos uma tradicional linha de montagem. Já fiz vários manguitos à natureza, mas quero ver quem vai rir por último.

    Os teus embriões estão de paus de marmeleiro em punho para fazer justiça contra a infertilidade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que a qualidade nem sempre dita o sucesso do tratamento mas não consigo deixar de pensar que um B é sempre inferior a um A...
      Sim, este tratamento foi muito diferente dos anteriores! Só espero que o resultado também seja diferente. Quero muito dar um pontapé no rabo à infertilidade!

      Quanto a ti, ainda tens mais top models desses, certo? Agora é esperar que os próximos sejam mais caseirinhos e fiquem no colinho da mãe :)

      Eliminar
  6. Daquilo que espreitei no monte de folhas que já está acumulado no processo, penso que tenho um 10A na mesma palheta que um 7B e os outros 8 são classe B, contudo não me recordo do número de células.

    Acho que aqui pela minha residência o obstáculo sou eu e não os embriões. Na próxima semana já vou estar mais disponível para averiguar a situação da insulina.

    O meu sexto sentido, que até funciona relativamente bem, diz-me que a transferência que vais fazer vai ser a Tal :)

    Prepara

    ResponderEliminar
  7. Prepara as chuteiras para o pontapé à maldita : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 10A é excelente! Os embriões que clivam mais rápido são os que têm maior potencial!
      Investiga o máximo que poderes.
      Se me recordo, não chegaste a ter hemorragia de privação depois do decapeptyl. Fala disso ao médico que te acompanha. Pelo que o meu médico explicou é importante menstruar antes para, digamos, o endométrio "renovar".
      Digo isto porque fiz pílula contínua antes do tratamento para não ter menstruação (cada hemorragia é uma "injeção" de vitalidade para a endometriose) e o médico disse que ainda assim deveria menstruar para o endométrio ficar renovado e mais recetivo aos embriões, apesar de haver quem não menstrue e prossiga com o tratamento.

      PL espero que o teu sexto sentido esteja correto! :)))
      Neste momento tenho 4 embriões e, estado de mórula (1 deles mais atrasadito). Amanhã de manhã farei a transferência.

      Não vejo a hora de podar dar esse grande pontapé!

      Eliminar
  8. Miaaaa já estão 3 bons em estado de modula?? MARAVILHOSO minha querida :)))

    Aiii vai ser tão desta :D acredito mesmo nas minhas palavras!!!! Estou contigo*

    PS - aquele xarope é muita difícil de beber bolas !!! Mas olha mal não me está a fazer!! Até agora ... Tudo impec!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Mikas, aqueles telefonemas! Looool! Sim, tenho 4 em estado de mórulas. 3 já compactados e 1 deles mais atrasadito. Ansiosa para saber como vão estar os meus pequeninos amanhã!

      Fogo lá o raio do xarope! Estou a ver que esse é diferente do meu. Mas enquanto não tiveres efeitos desagradáveis vai tomando.

      Eliminar
  9. Ah que bom morulas lindas de sua tia :)!!!

    ResponderEliminar